segunda-feira, 23 de julho de 2018

Depois do Guarany de Sobral, Ferroviário pode se tornar o segundo time cearense a ter título nacional



Pela quarta vez nesta década, um clube cearense tem a chance de ser campeão brasileiro. A bola da vez é o Ferroviário, que passou pelo São José-RS nas semifinais e agora espera o vencedor de Treze x Imperatriz para disputar o troféu da Série D.

A missão do Tubarão é repetir o feito do Guarany de Sobral em 2010. Naquela época, o Cacique do Vale decidiu o título da quarta divisão nacional contra o América do Amazonas e após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, em Santarém, no Pará, goleou o adversário em casa, no Junco, na partida decisiva, tornando-se o único time cearense a ser campeão brasileiro.

Mais do que apenas se igualar ao Guarany, o Tubarão da Barra pode se tornar o primeiro time da capital cearense a ostentar um título nacional, coisa que os gigantes Ceará e Fortaleza ainda não possuem.

Depois do time sobralense, o Icasa chegou à final da Série C de 2012, mas perdeu o título para o Oeste, e o Fortaleza decidiu a Série C contra o CSA em 2017, mas também não ficou com a taça.

Para o Ferroviário a história não poderá ser exatamente a mesma do Cacique do Vale porque independente do adversário na final a segunda partida será fora de casa, mas o time coral decidiu o acesso para a Série C e as semifinais também fora de casa e conseguiu se sobressair.

Se o Ferroviário ficar com o título, o futebol cearense se iguala ao mineiro como maior conquistador da Série D (por lá, Tombense e Tupi já faturaram a divisão).

Confira a lista de times que disputou finais de Campeonato Brasileiro nesta década:

2010 – Guarany x América-AM (Série D) / Campeão: Guarany de Sobral
2012 – Oeste x Icasa (Série D) / Campeão: Icasa
2017 – CSA x Fortaleza (Série C) / Campeão: CSA
2018 – Treze/Imperatriz x Ferroviário

0 comentários:

Postar um comentário