quinta-feira, 12 de julho de 2018

Padre Cearense toma posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro



No início deste mês de julho tomou posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro, sediada em Juiz de Fora, o Padre João Batista Diniz Ferreira. O sacerdote de 34 anos é natural do Ceará, da Diocese de Sobral.O novo Capelão Militar reside em Juiz de Fora, mas presta assistência a toda 4ª Brigada, que compreende além do município outras localidades.

O Capelão Militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares).

Nas instituições militares existem as capelanias católicas e evangélicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil.

Padre Diniz fala sobre o trabalho realizado:
(ouça através do link):

A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23 de outubro de 1989. Por força deste acordo a Santa Sé criou no Brasil um Ordinariado Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas.
Este Ordinariado Militar é canonicamente assimilado às dioceses, e é dirigido por um 
Ordinário Militar. O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no país, subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília (DF).

O Arcebispo Militar do Brasil é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país. O atual Arcebispo Militar é Dom Fernando José Monteiro Guimarães.
Pastoral Militar na Arquidiocese de Juiz de Fora

Em fevereiro deste ano, foi criada na Arquidiocese, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a Pastoral Militar. O Padre Renato Alves Rodrigues, foi designado como o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.

O sacerdote exerceu, durante oito anos, o cargo de Capelão Militar do Exército Brasileiro em Juiz de Fora e passou desde então a compor a reserva, sendo substituído pelo Padre Padre João Batista Diniz Ferreira. Enquanto responsável por esta pastoral, Padre Renato, vai desempenhar atividades similares às da capelania, junto ao Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O decreto de criação da Pastoral Militar ressalta que o “serviço de Assistência Religiosa é garantia fundamental, conforme o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, sendo também previsto no Decreto Conciliar Christus Dominus e garantido pelo Acordo Diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé em 13 de novembro de 2008”.

Com informações do site: arquidiocesemilitar.org.br
Via DIOCESE DE SOBRAL

0 comentários:

Postar um comentário